Análise de como a falta de linguagem torna as personagens de 1984 e Gregor, de A Metamorfose, submissos a seres superiores

 

Questão Investigativa: “Até que ponto a falta de linguagem das personagens impede a liberdade de expressão?”

Matéria: Literatura Mundial

Aluna: Teresa Prado Nogueira

Professor: Edson Isse

Número de Palavras: 1512

2008

São Paulo

Introdução

Este trabalho é uma análise dos livros 1984 e A Metamorfose, de George Orwell e Franz Kafka, respectivamente. O foco será a comparação da falta de linguagem dos proles, em 1984, e de Gregor após sua metamorfose, em A Metamorfose.

Para começar com a análise, partei-se-á de uma pergunta investigativa:

“Até que ponto a falta de linguagem das personagens impede a liberdade de expressão?”

Com isto, objetiva-se provar como a falta de linguagem afeta essas personagens, fazendo com que vivam totalmente manipuladas por superiores e dependentes desses.

Desenvolvimento

Em 1984, a falta de linguagem é provocada através de meios criados pelo Partido do Grande Irmão. A intenção é transformar a população, fazendo com que pessoas, inconscientemente, aceitem tudo o que o Partido dita.  Para isso existe a Novilíngua que consiste no controle do pensamento, diminuindo o número de palavras no vocabulário, limita também o pensamento. Assim pessoas não têm capacidade de refletir sobre qualquer coisa.

No momento em que o livro é situado, está sendo feita a 11ª Edição do Dicionário da Novilíngua, o qual o Partido acredita tornar definitivo. Um colega de Winston, Syme, que trabalha nesse novo dicionário, conta que acredita que cada palavra em si já contêm o seu contrário.

O objetivo é estreitar o pensamento, diminuindo a capacidade de questionar.

No conceito do Partido, ortodoxia significa não pensar;, e uma pessoas ortodoxa é chamada de bempensante por não pensar diferente do que o Partido quer.

Podemos observar a diferença da Anticlíngua e da Novílingua, em um trecho extraído do livro:

times 3.12.83 noticia ordemdia gi dupliplusimbom refs impessoas reescreve compl subsuper prearquivo. Em Anticlíngua (ou inglês comum se poderia traduzir: A notícia da Ordem do Dia do Grande Irmão no Times de 3 de dezembro de 1983 é extremamente insatisfatória e faz referência a pessoas não existentes. Reescreve por completo e submete a minuta à autoridade superior antes de arquivar.”

Join now!

Syme acredita que por volta de 2050, todo conhecimento da Anticlíngua e da literatura do passado terá desaparecido; com efeito, o Partido passará a pensar pelos homens. Com isso, não haverá mais crimidéia por não haver como expressar esse crime.

Crimidéia são idéias ilegais para o Partido, e, portanto quem tivesse esses pensamentos é um perigo à sociedade devendo ser vaporizado.

A Novilíngua traz novas palavras que definem como as pessoas devem agir, como crimedeter e negrobranco. Crimedeter existe para deter qualquer pensamento perigoso contra o Partido, necessita-se uma estupidez protetora da pessoa para não ter esses pensamentos.

Como é ...

This is a preview of the whole essay