A Indstria Automvel , Segmentos e Mercados.

Authors Avatar

Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação

Licenciatura em Comunicação Aplicada

A Indústria Automóvel

Segmentos e Mercados

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Índice

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Introdução

A Indústria Automóvel tem movido milhões de pessoas e, consequentemente, avultados recursos monetários, aquando da procura, sistemática, das satisfações e necessidades dos grupos humanos específicos.

Apostando na variação das suas marcas e modelos, este mercado tem assistido a um crescimento progressivo, muito embora, considerado ilusório. Na verdade, factores como a subida das taxas de juro e a evolução desfavorável da situação económica nacional mostram que, no período referente a 2000/2006, a degradação do sector tem sido uma realidade, reduzindo, não só, a oferta de emprego como os níveis de produção, anteriormente, assinalados.

O trabalho em presença pretende, portanto, a realização de uma pesquisa, exaustiva, dos segmentos visados, tendo em conta os dados fornecidos pelas entidades entendidas e os públicos a que se destinam.

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

A Indústria Automóvel

Caracterização do Sector

De acção, relativamente, recente em Portugal, o Segmento Automóvel cedo se definiu como um sector de média intensidade tecnológica contando com um mercado globalizado e exigente de instalações modernizadas e organizadas, destacando-se dos mercados internacionais. No entanto, o seu peso parece estar a diminuir, cada vez mais, perante a economia nacional e, ainda que elevada, a sua produtividade anual tem-se apresentado, ligeiramente, degradada, principalmente no período referente a 1995/2003.

Desta forma, tem apostado em campos como a exportação e a dinamização de outras áreas associadas. São eles os componentes eléctricos e electrónicos, os têxteis técnicos, o vidro, o aço, as tintas e os vernizes especializados, entre outros, sendo que estes constituem 22,6% da mercadoria exportada pelo nosso país.

Produtividade do Trabalho

A indústria nacional em questão parece estar sujeita a elevados níveis de competitividade, principalmente, quando comparada com os restantes países da União Europeia, incluindo os principais fornecedores automobilísticos, Alemanha e Espanha cuja tradição e qualidade são reconhecidas mundialmente. Uma situação explicada pela instalação de empresas como a Renault, Auto Europa e outras, a elas associadas.

Join now!

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Gráfico 1 Fonte: GEE, com base nos Relatórios Nacionais Anuais referentes a 1995-1999 / 2000-2001 / 2002-2003, INE e Índices de Produção Industrial e Emprego.

Gráfico 2 Fonte: Groningen Growth and Development Centre Industry Labour Productivity.

O número de Empresas Automóveis é variável, consoante as fontes consultadas.

Segundo as estatísticas das empresas do INE ou Índice nacional de emprego, reveladas no ano de 2002, este sector detinha cerca de 400 empresas, enquanto as associações do mesmo apontavam para cerca de ...

This is a preview of the whole essay