Tabacaria Domenico - Planejamento de Comunicao

Authors Avatar

ESPM

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

PROFESSORA ANA D’AMICO

Turma CSON 1A

Tabacaria Domenico

Endrigo Giacomin

Guillherme Braccini

João Roberto

João Henrique

Jonathan Rickes

15 de junho de 2010

Introdução

        

        O planejamento de comunicação é um dos fatores principais para o sucesso de uma marca no varejo, sem ele, não existe correlação entre objetivos e ações de uma empresa. Sendo assim, a proposta do trabalho era analisar a prática desse tipo de planejamento inserida no varejo regional, ou seja, observarmos um ponto de vendas e relacionarmos o que vimos ali com a matérias que estudamos em aula.

        Escolhemos uma tabacaria conhecida em seu ramo, a Domenico, localizada em dos shopping centers mais nobres da cidade, Iguatemi. Visitamos a loja durante o dia e analisamos suas qualidades no âmbito da comunicação, tanto interna quanto externa.

        Após a realização do estudo, pudemos construir uma proposta de planejamento de comunicação para a empresa, sempre relacionando ao conteúdo em aula e aplicando-o de forma coerente a realidade da marca.

2 – Dados Gerais da Loja

A Domenico Tabacos e Presentes Masculinos foi criada em 1999 para oferecer produtos diferenciados e de alta qualidade, tornando-se uma excelente referência para quem busca presentear com originalidade.

As lojas, situadas em dois dos principais shoppings da cidade de Porto Alegre – Shopping Moinhos e Shopping Iguatemi, possuem o que há de melhor em tabacos e charutos, desde as marcas nacionais até os famosos e conceituados Puros Cubanos. Ambas as lojas possuem sala  climatizada, com umidade e temperatura controladas para a correta conservação e armazenamento dos charutos. Além disso, a loja do Shopping Moinhos possui espaço exclusivo “fumoir” para os amantes poderem saborear seus puros com conforto e tranquilidade.

A Domenico dispõe de uma exclusiva e variada linha de presentes masculinos que inclui jogos tais como: gamão, xadrez, pôquer, damas, dominós, dardos, bilhar, mini-golf; acessórios de tabacaria e ainda relógios e canivestes suições, assim como canetas, isqueiros, binóculos e telescópios, sommelier, entre outras opções artigos para decoração, kits para vinhos e bebidas em geral e presentes.

A empresa trabalha com marcas de qualidade, conceituadas mundialmente como por exemplo: Victorinox, Swiss Army, Cross, Sheaffer, Zippo, Colibri, Maglite e Tasco, além de parcerias especiais como a Phillip Moris.

Os colaboradores são bem informados e sabem a respeito do produto que estão vendendo. O que foi possível notar na loja é que os funcionários usam todos uniformes na cor preta com identificação da loja, o que é algo interessante, pois para qualquer dúvida ou esclarecimento fica mais fácil localizar a pessoa certa. Por outro lado não existe uma identificação exclusiva do gerente – essa questão aponta um fator positivo e um negativo: o fator positivo é que em relação ao público interno (funcionários) o gerente acaba ficando, mesmo que simbólicamente através do uniforme, no mesmo nível hierárquico dos demais, sendo procurado apenas para algum assunto mais específico que exija a atenção do cargo. O ponto negativo é a identificação perante os clientes, pois pelo público se tratar – na maioria – homens de classe A, com gostos exclusivos e requintados, com idade entre 30 e 60 anos, muitas vezes os consumidores sentem uma “segurança” sabendo que existe à quem recorrer se necessário – mesmo que nunca seja preciso.

É importante destacar também que existem consumidores que não se enquadram nas características citadas, mas pelo fato da loja ser de artigos para presentes masculinos, acaba atraindo diversos outros públicos que buscam presentes para o público-alvo, mas que não necessáriamente pertençam ao mesmo.

Outro aspecto positivo da loja é o fato de trabalhar com produtos exclusivos, o que acaba facilitando na identificação do seu segmento assim como as melhores técnicas de comunicação e relacionamento com os mesmos. Seus produtos diferenciados – não encontra-se em qualquer lugar – também soma pontos para a loja que tem um atendimento condizente com a exclusividade oferecida, como pode-se perceber na conversa que os funcionários procuram desenvolver com os clientes que estão em busca de presentes, onde os colaboradores, através de uma conversa informal e perguntas ao comprador, tenta melhor entender o gosto da pessoa que será presenteada para que a compra seja assertiva já que são produtos com o preço um pouco mais elevado.

A loja conta com pouca concorrência direta, já que os principais concorrentes acabam sendo lojas de presentes e tabacarias comuns que não apresentam a exclusividade em presentes como posicionamento da marca. E também sua localização que reforça a identidade da marca, situando-se em dois shoppings de classe alta da capital.

Em relação a melhorias a serem estudadas, a loja apresenta por exemplo a comunicação interna (displays, sinalização, etc) com possibilidade de ser mais explorada para uma melhor apreciação dos consumidores. Criando um “clima” dentro da loja, a exclusividade torna-se ainda mais notória, facilitando a identificação por parte das pessoas que passam pela loja e/ou entram no estabelecimento.

A Domenico não disponibiliza vendas pela internet, apenas um catálogo para que os internautas possam ver os produtos oferecidos. Isso é outro aspecto que pode ser melhorado já que cresce cada vez mais a compra via internet e também pelo fato de o seu público-alvo ser um público com formação, estudo e acesso a novas mídias, com possibilidades financeiras de investimento nos produtos. Portanto surge nesse ponto uma chance de aumentar o acesso ao seu consumidor e do consumidor em relação à loja.

Outro aspecto que pode ser trabalhado é a comunicação como um todo da loja. Fora o shopping em que se localiza, o estabelecimento não apresenta algum tipo de ligação com seu público e não se faz notar. Mesmo se tratando de produtos exclusivos, poderia desenvolver uma comunicação que reforce esse posicionamento da marca, fazendo com que mais pessoas tenham a loja como referencia em presentes, até porque mesmo que não seja consumidor alvo do local, o assunto e prestígio gerado por essas pessoas acaba influenciando e reforçando a posição de clientes diferenciados do público-alvo.

Join now!

O local se apresenta e é visto ao mesmo tempo como tendo um perfil diferente das demais lojas em geral. A vitrine chama atenção de quem passa, principalmente pelos produtos que ficam a mostra, como bonecos, jogos, etc, que atraem os mais diversos públicos que simpatizam e acham interessante o que visualizam na vitrine e no interior da loja. Esse momento em que consumidores em geral passam perante a loja e acabam sendo atraidos pelos produtos inusitados ou não que são expostos, gera na mente das pessoas uma idéia de loja diferente, o que é bom se levar em conta ...

This is a preview of the whole essay