A DIGESTO E AS SUAS REACES ENZIMTICAS SOBRE OS NUTRIENTES

Authors Avatar

Título: A DIGESTÃO E AS SUAS REACÇÕES ENZIMÁTICAS SOBRE OS NUTRIENTES

Introdução: Esta actividade laboratorial foi realizada no âmbito da digestão bem como a intervenção de enzimas neste processo biológico.

        Existem dois tipos de digestão: a química e mecânica. A química, a qual está em evidência nesta actividade, consiste na actuação de sucos digestivos em que a maioria deles degradam macromoléculas em micromoléculas de modo a poderem passar do meio externo para o meio interno. Este processo digestivo é fundamental para o organismo pois fornece os nutrientes para o seu funcionamento.

Os sucos digestivos para poderem degradar os nutrientes têm na sua constituição enzimas. Enzimas são proteínas biocatalizadoras que diminuem a energia de activação acelerando as reacções químicas. Além disso as enzimas têm uma especificidade, ou seja só actuam em determinado substrato, têm uma maior actividade enzimática a determinada temperatura e pH bem como o facto de só actuarem em meio aquoso. As enzimas após serem utilizados para degradarem as macromoléculas não se consumem.

Join now!

        O suco digestivo utilizado nesta actividade é o pancreático tendo na sua constituição amilase, enzima que degrada o amido em maltose; lipase, degradando os lípidos em ácidos gordos e glicerol; e por fim a tripsina, degradando as proteínas em péptidos.

        O substrato inicial utilizado nesta actividade é o amido. O amido é um glícido polissacarídico de reserva constituído por maltose, nutriente que por sua vez é constituído por glicose. A maltose ao contrário do amido é um açúcar redutor, ou seja, reage facilmente. Tanto o amido e a maltose, bem como a maioria dos glícidos são por vezes denominados ...

This is a preview of the whole essay