O meu objectivo neste ensaio é descobrir como é que este tipo de programa é tão popular no nosso país, analisar a influência que ele pode ter sobre os telespectadores, e também quais os espectadores que são mais suscetíveis a estas influências. Ao descobrir a forma como estes programas influenciam as pessoas mais novas, poderei analisar as consequências dessa influência.
O programa “Morangos com Açúcar” é o mais fascinante de todos. Já está em exibição há vários anos, sempre com o mesmo estilo de representação e quase sempre as mesmas tragédias, em cada série. Qualquer um pensaria que eventualmente os espectadores iriam cansar-se disso. Continuo a achar tão fascinante que, embora a novela tenha actores fracos, histórias mal contadas e muitas idéias que são obviamente estereótipos tendenciosos, ainda continua a ser um dos programas mais vistos em Portugal.
Desde da segunda temporada (2004) a série tem sido o principal programa do seu horário, com mais de 60% do público jovem dos 4 aos 24 anos. Embora apenas ver a novela não seja suficiente, vou também referenciar alguns incidentes que têm ocorrido relacionados de algum modo com a novela, não afectando somente a maneira como as pessoas se comportam, mas também a sua incapacidade de separar a realidade da ficção.
Desenvolvimento
"Mesmo que os actores tenham muito pouco talento (e experiência) e sejam maioritariamente escolhidos com base exclusivamente no seu aspecto, e em todas as séries diferentes, vários actores do elenco tinham uma considerável diferença de idade dos respectivos personagens que eles representavam, a popularidade do programa ainda não tem diminuído.”
A beleza tornou-se numa das coisas mais importantes na sociedade, e ao mostrar aos jovem espectadores as images de várias mulheres que são consideradas bonitas, distorcerá a sua imagem do que é ser bonito e do que é a beleza. Alguns começarão a comparar os seus corpos aos daqueles actores da novela, porém os seus corpos ainda não atingiram a maturidade do seu desenvolvimento.
Outro ponto que gostaria de fazer, tem a ver com a imagem que está definindo para os jovens. Isto refere-se ao ponto que mencionei antes. Lembro-me de ver um episódio recente da novela em que uma rapariga, que tinha uma estrutura média, era considerada a gorda do grupo. Isto faz-me pensar que a novela é um programa que é muito prejudicial e tendencioso, que está a criar uma definição de uma certa imagem para o elenco que depois os jovens tentarão imitar.
“Outras críticas são centradas sobre a realidade efectiva ilustrada na novela. Muitos acreditam que ela não retrata fielmente a sociedade portuguesa, como a maioria dos personagens são mais ricos e estão claramente acima da média. A interpretação da cultura hip hop na novela também é colocada sob questão por alguns críticos, como seja ao mostrar os pontos de vista do consumo de droga (argumentado por alguns de ser tendencioso). "
No entanto, ao demonstrar um ambiente tão estereotipado na novela, eles estão dando os espectadores mais jovens, que são mais propensos a imitar outros, especialmente famosos, as idéias erradas de como agir e se comportar. O programa está a dar, aos jovens, uma realidade que não existe. A realização das novelas está construída numa base de estereótipos normalmente tendenciosos e, por melhor que eles tentem mudar isso, não iria fazer muita diferença porque os jovens desta geração já estão inclinados a encaixar as pessoas em categorias. Ao dar às audiências mais jovens essa opinião das pessoas, alguns irão, em breve, pensar do mesmo modo, julgando as pessoas unicamente pela a sua aparência.
Embora os estereótipos possam ser problemas graves, houve algo que não afectou apenas uma pequena quantidade de espectadores jovens, mas foi algo que se tornou quase nacional. Em maio de 2006, um episódio afectou não só os estudantes mas também os pais e os professores das escolas portuguesas.
“O episódio mais célebre ocorreu há poucos meses, quando dezenas de pré-adolescentes, em histeria colectiva, foram internados de urgência por julgarem estar infectados pelo mesmo vírus que atingiu os jovens actores na série transmitida pela TVI.”
O artigo fala do escândalo que aconteceu há dois anos atrás. Houve uma explosão de um tipo de vírus, porém não se tratava de um vírus normal. Os médicos chamavam-lhe “o vírus dos Morangos com Açúcar”. O vírus tinha sido criado na novela durante vários episódios, mas quase 400 estudantes em 14 escolas diferentes de todo o país, sofreram dos mesmos sintomas; algo que foi absolutamente coincidente. É um mistério a forma como ou porquê eles tiveram estes sintomas, e porque todos apresentavam os mesmos sintomas quando o vírus tinha sido totalmente inventado pela realização da novela. Alguns acreditam que foi apenas feito para atrair atenção, porém outros crêem que os alunos realmente acreditavam que tinham o vírus e já não eram capazes de ver a diferença entre a realidade e a ficção.
Uma outra vez, quando um dos actores faleceu num acidente, a sua morte foi noticiada indicando o nome da personagem que representava na série mais frequentemente que o seu nome verdadeiro e todos os fans assistiram ao funeral, que foi transmitido pela televisão para todo o país ver.
“...TVI a fazer da morte de um dos actores da série tema central da estação, com direito a abertura de telejornais, especiais com transmissão do funeral, directos com desconhecidos, que a única coisa que sabem do jovem é aquilo que vêem na televisão...”
“Morangos com Açúcar tomou proporções tais, que os jovens por vezes não conseguem separar a ficção da realidade, como é perceptível com o facto de as pessoas não separarem o “Dino” do Francisco Adam (actor falecido num acidente de viação, no passado mês de Abril). Francisco Adam que, segundo a autópsia, tinha substâncias ilícitas no organismo, aquando do acidente mortal.”
Este artigo mostra como as audiências se absorvem totalmente na história, já que não estavam a ir ao funeral do actor Francisco Adam, estavam a ir ao funeral do personagem “Dino”. Este caso pode não parecer tão importante quanto isso, mas o facto que foi e é o mais importante, foi a quantidade das pessoas que foram ao funeral do actor, e como eles agiram quando soberam que o “Dino” morreu. Ao anunciar a notícia da morte do actor constantemente na notícias do canal TVI, a estação conseguio manter a ideia que "Dino" era uma pessoa real e não só uma personagem na série de televisão.
Como Ana Raquel Ferreira pergunta, no seu artigo“será a série Morangos com Açúcar uma boa influência para os jovens portugueses? Estarão os jovens portugueses preparados para abstraírem-se da ficção e separá-la da realidade? Ou pura e simplesmente vivem a ficção e a realidade como se fosse a mesma coisa?”
Mas a novela não tem só críticas; nem sempre mostra coisas e conceitos que podiam influenciar os jovens numa maneira negativa. O programa também ajuda a elevar a consciência para muitas coisas diferentes que podem ser problemas para os adolescentes, tais como a gravidez na adolescência ou como o apoio dos colegas e amigos podem ajudar a superar problemas familiares, no entanto a sua forma de fazer isso muitas vezes assume um ponto de vista enviesada e tendenciosa.
“acho k os morangos com açúcar é uma boa influência para nós os jovens porque nos ajuda a compreender algumas coisas da realidade que às vezes nos passam ao lado.”
“Este, como qualquer outro programa causa uma grande influencia nos jovens, que nem sempre é a melhor. E apesar de estes tentarem mostrar aos jovens o que é a vida, nem sempre lhe dão o conceito mais correcto da realidade, o que não preocupa muito os realizadores.”
“Mas podemos afirmar que também conseguem transmitir educação, e sem dúvida, a maneira como eles resolvem os problemas, fazem-nos pensar no nosso dia-a-dia e assim ajudam-nos a também tentar resolver os nossos problemas”
Estas são as opiniões de três pessoas diferentes que ou vêem "Morangos com Açúcar" ou têm filhos que o vêm. Como se pode ver, todas elas parecem aprovar a novela, no entanto afirmam que o programa, assim como a maioria das pessoas concordaria, tem boas e más partes.
Não importa quantos vírus podem ser inventados, ou a maneira como o programa decide mostrar a maneira ‘correcta’ de agir (seja ela boa ou má); os pais e os filhos consideram que, de alguma forma, a influência que esta novela tem sobre os jovens pode ser usado de uma boa maneira. “...hoje os morangos ajudam-nos muito a perceber a realidade e olhar para a vida de outra maneira...”
Mas se a única maneira de comunicar com os jovens, para que eles vejam o que é bom e o que é certo, é de lhes mostrando-lhes pontos de vista estereotipados, então nem sempre é uma boa opção.
Conclusão
Concluindo, este programa, assim como muitos outros, tanto tem influências positivas como negativas sobre as pessoas. Usado da maneira certa, poderia provavelmente mudar uma geração, ou terá já mudado. No entanto, utilizado de outra forma, poderá ser perigoso, “não há mal nenhum em assistir a esses programas se não nos deixarmos 'consumir' por eles”. As novelas podem fazer as pessoas sentirem-se inseguras e pode mesmo fazê-las sentir-se isoladas num determinado grupo. “Morangos com Açúcar, é uma grande influenciadora da nossa sociedade, tanto para bem como para mal”. Em qualquer caso, bem ou mal, as telenovelas Portuguesas tem influenciado o nosso país e o seu povo, “ou são as roupas que eles usam, ou são as asneiras que eles fazem”, nós só temos de decider até que ponto nos deixamos ser influenciados.
Bibliography
-
-
-
Apêndices
(2)
Apêndices 1
“In May, 2006, an outbreak of the "Morangos com Açúcar Virus" was reported in Portuguese schools. 300 or more students at 14 schools reported similar symptoms to those experienced by the characters in a recent episode. These included rashes, difficulty breathing, and dizziness, forcing some schools to close. The Portuguese National Institute for Medical Emergency dismissed the illness as . This story concerned some parents because of the major influence this series has on the kids and teens that watch, it was in newspaper and magazines articles and elsewhere.”
(3)
Apêndices 2
“É sabido que os Morangos com Açúcar, a série juvenil da TVI, tornou-se um ícone da juventude portuguesa. Relata as vivências da camada mais jovem da sociedade, todos os seus problemas e alegrias, mais ou menos próximos da realidade (que sinceramente, penso que fica muito aquém).
Porém quando vemos a TVI a fazer da morte de um dos actores da série tema central da estação, com direito a abertura de telejornais, especiais com transmissão do funeral, directos com desconhecidos, que a única coisa que sabem do jovem é aquilo que vêem na televisão, faz nos crer que este programa é mais que uma série juvenil.
Morangos com Açúcar tomou proporções tais, que os jovens por vezes não conseguem separar a ficção da realidade, como é perceptível com o facto de as pessoas não separarem o “Dino” do Francisco Adam (actor falecido num acidente de aviação, no passado mês de Abril). Francisco Adam que, segundo a autópsia, tinha substâncias ilícitas no organismo, aquando do acidente mortal.
As boas novas, relativamente a série, prendem-se com os episódios, nos quais as personagens eram afectadas por um vírus desconhecido e mortal. Segundo parece, alguns dos jovens espectadores da série têm aparecido nos hospitais com sintomas semelhantes. O que deixa algumas perguntas no ar: será a série Morangos com Açúcar uma boa influência para os jovens portugueses? Estarão os jovens portugueses preparados para abstraírem-se da ficção e separá-la da realidade? Ou pura e simplesmente vivem a ficção e a realidade como se fosse a mesma coisa? E que papel têm as estações de televisão que transmitem este tipo de programas altamente influenciáveis? E os pais, não conversam com os filhos sobre o que se vê na televisão? Estas questões penso que são fundamentais para perceber a influência da televisão, sobretudo em determinadas faixas etárias e de que modo se poderá alterar os comportamentos face a essas influências.
Quanto a isso, terá o Governo também alguma coisa a dizer?
Publicado por estaccs às junho 5, 2006 09:39 PM
Ana Raquel Ferreira”
(4)
Apêndices 3
“O episódio mais célebre ocorreu há poucos meses, quando dezenas de pré-adolescentes, em histeria colectiva, foram internados de urgência por julgarem estar infectados pelo mesmo vírus que atingiu os jovens actores na série transmitida pela TVI.
Doutor em Sociologia da Comunicação e autor do livro "A televisão no quotidiano das crianças", Manuel Pinto admite que os estudos científicos sobre as consequências da sobreexposição não são concludentes - "há vários factores intervenientes, como o grau de dependência da TV, a existência de outras actividades concorrentes ou a influência de adultos", adianta -, mas, socorrendo-se da sabedoria popular, sempre vai reconhecendo que "tudo o que é demais é moléstia".”
(5)
Apêndices 4
“poix eu acho k os morangos com açúcar é uma boa inluência para nos os jovens porque nos ajuda a compreender algumas coisas da realidade que as vezes nos passam ao lado. o caso do virus é uma delas sabe -se lá se algum dia não poderá acontecer o que aconteceu no colégio da barra é uma coisa perfeitamente normal, é uma familiar trabalhar num laboratório e apanhar uma microsubstancia e ser contaminada e contaminar as outras pessoas.por isso deixo ja aqui uma informação a todos aqueles que acham que os morangos com açúcar não é uma boa influência para os jovens, então não sabe o que é a vida de hoje os morangos ajudam nos muito a perceber a realidade a olhar para a vida de outra maneira. acham a que a personagem carolina não é uma boa personagem? ela não é apenas uma personagem que constitui os morangos mas tambem nos da uma lição de vida, não é como algumas pessoas dizem lavagem ao cerebro, ela faz nos ver como é dificil ser mãe solteira e só ter a ajuda da mãe.espero que nunca acabem com os morangos.”
(6)
Apêndices 5
“Bem eu penso que os Morangos com Açucar, bem como os outros programas televisivos, têm pontos bons e pontos maus. Estes, como qualquer outros programa causa uma grande influencia no jovens, que nem sempre é a melhor. E apesar de estas tentarem mostrar aos jovens o que é a vida, nem sempre lhe dão o conceito mais correcto da realidade, o que não preocupa muito os realizadores
Queram com isto dizer, qua não há mal nenhum em assistir as esse programas se não nos deixarmos 'consumir' por eles. Ou seja não se deixem influenciar e sejam vocês próprios”
(7)
Apêndices 6
“Bem..... na minha opinião, a série juvenil Morangos com Açucar, é uma grande influênciadora da nossa sociedade, tanto para bem como para mal. ou são as roupas que eles usam, ou são as asneiras que eles fazem. Mas podemos afirmar que também conseguem transmitir educação, e sem dúvida, a maneira como eles resolvem os problemas, fazem-nos pensar no nosso dia-a-dia e assim ajudam-nos a também tentar resolver os nossos problemas.
Quem não concordar comigo deixe aqui a sua mensagem que eu respondo!
BEIJINHOS PARA TODOS.... Andreia Carvalho”