Estrutura e Fundamentos do Ensino Fundamental e Médio

Authors Avatar
Estrutura e Fundamentos do Ensino Fundamental e Médio

Conteúdo e Análise

- 2002 -

Universidade Castelo Branco

Letras - 3o período

Estrutura e Fundamentos do Ensino Fundamental e Médio

Professora Jane

Marcel Roberto Vaz da Costa

Maria Helena da Rocha

Rosilene de Paula Lima

Mônica Isidro

Danielle de Oliveira Vaz da Costa

Gabrielle

ÍNDICE

Índice................................................................................................................................ 03

Introdução......................................................................................................................... 04

Conceito........................................................................................................................... 05

Objetivo............................................................................................................................ 06

Conteúdos gerais para 3o e 4o ciclos - Lingua Portuguesa.............................................. 08

Conteúdos específicos para 3o e 4o ciclos - l. Portuguesa................................................ 19

Os Pcns e a Realidade Educacional................................................................................... 21

Adaptando o Pcn à realidade............................................................................................. 24

Conclusão.......................................................................................................................... 25

Bibliografia........................................................................................................................ 26

INTRODUÇÃO

Este documento tem a finalidade de apresentar as linha norteadoras dos Parâmetros Curriculares nacionais para o ensino fundamental, que constituem uma proposta de reorientação curricular que a Secretaria de educação Fundamental do Ministérios da Educação e do Desporto oferece a secretarias de educação, escolas, instituições formadoras de professores, instituições de pesquisa, editoras e a todas as pessoas interessadas em educação, dos diferentes estados e municípios brasileiros.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 5ª a 8ª série foram criados pelo MEC em 1998 para ajudar o professor a ampliar o horizonte de seus alunos. Preparando-os para um mundo competitivo. Com tantas mudanças tecnológicas e novos assuntos sendo debatidos pela sociedade, como Ecologia, Direitos do Cidadão, Educação sexual, Ética na política e na vida pública, racismo e tantos outros, o currículo tradicional ficou defasado.

Se o mercado de trabalho mudou, se a forma como a sociedade vê alguns temas vem se transformando, o ensino na sala de aula também precisa se atualizar. Os PCN apresentam idéias de como trazer esse mundo novo para suas aulas.

CONCEITO

Uma análise da conjuntura mundial e brasileira revela a necessidade de construção de uma educação básica voltada para a cidadania. Isso não se resolve apenas garantindo a oferta de vagas, mas sim oferecendo-se um ensino de qualidade, ministrado por professores capazes de incorporar ao seu trabalho os avanços das pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento e de estar atentos às dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais nascem da necessidade de se construir uma referência curricular nacional para o ensino fundamental que possa ser discutida e traduzida em propostas regionais nos diferentes estados e municípios brasileiros, em projetos educativos nas escolas e nas salas de aula. E que possam garantir a todo aluno de qualquer região do país, do interior ou do litoral, de uma grande cidade ou da zona rural, que freqüentam cursos nos períodos diurnos ou noturnos, que sejam portadores de necessidades especiais, o direito de Ter acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção de sua cidadania.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem, portanto, um referencial para estimular a reflexão, que já vem ocorrendo em diversos locais, sobre os currículos estaduais e municipais.

OBJETIVO

É necessários redefinir claramente o papel da escola na sociedade brasileira e que objetivos devem ser perseguidos nos oito anos de ensino fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm, desse modo, a intenção de provocar debates a respeito da função da escola e reflexões sobre o que, quando, como e para que ensinar e aprender, que envolvam não apenas as escolas, mas também pais, governo e sociedade.

O desenvolvimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai ocorrer na medida em que cada escola os torne seus. Por isso, será preciso operacionalizar os princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais no projeto educativo de cada escola, peça fundamental de seu bom funcionamento.

A abrangência nacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais visa criar condições nas escolas para que se discutam formas de garantir, a toda criança ou jovem brasileiro, o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos com necessários para o exercício da cidadania para deles poder usufruir.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais configuram uma proposta aberta e flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais pelas escolas e pelos professores.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

* Compreender a cidadania como participação social e política, assim com exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade cooperação.

* Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.

* Conhecer característica fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir a noção de indentidade nacional e pessoal.

* Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Join now!


* Utilizar diferentes linguagens - verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

* Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica.

CONTEÚDOS GERAIS PARA 3o E 4o CICLOS - LINGUA PORTUGUESA

Prática de escuta de textos orais e leitura de textos escritos

Escuta de textos orais:

* Compreensão ...

This is a preview of the whole essay